06 julho 2009

Vá lá, diz que me amas

Imagem: http://www.ccc.eu.com, d.r.
«Saia curta e consequências» marcou a minha "estreia" no grande auditório do CCC – Centro de Cultura e de Congressos das Caldas da Rainha, no último sábado. A peça, cujo texto original é de Hérver Devolder, tem a versão portuguesa a cargo de Hirondina Cavaco e de Paulo Matos (também encenador e “jardineiro” na história), e é protagonizada pela bela e mediática Cláudia Vieira, apesar de estreante nas lides teatrais, e pelo já veterano Luís Gaspar.

Trata-se de um encontro fortuito, em torno de um mero banco de jardim, cujo ponto de partida é um olhar impudente e imprudente para uma saia curta... A personagem feminina observada sente-se invadida e exige, numa espécie de punição, um «amo-te» (que teima em não sair da boca do elemento masculino), num gesto aparentemente inofensivo e romântico, mas que, a páginas tantas, se revela vingador da "sobrecarga" de olhares masculinos a que a mulher fora sujeita até então.

Ao constatar a "armadilha" feminina, os papéis invertem-se, airosamente, e passa o homem ao contra-ataque, passando a ser ele a exigir um «amo-te» despretensioso e sincero, ao passo que confronta a mulher com o seu acto puramente vingativo, desiludido, por, afinal, ter sido ele o usado.

Enfim, um jogo verbal interessante e rico no plano emotivo, cujo desenlace (vencidos os diferendos e conhecidas as fraquezas mútuas baseadas na ausência de amor genuíno) acaba por ser a constatação de que estavam, afinal, diante do verdadeiro amor "à primeira vista", em que valeria a pena confiar... o que resulta num uníssono «amo-te».
Vale a pena assistir a esta apetitosa comédia, capaz de pôr a pensar desde os casais mais perfeitos aos solitários mais inveterados, por trazer a lume a problemática de como gerar e de como preservar um amor verdadeiro...

O espectáculo está em digressão nacional e quem não o viu nas Caldas terá de se deslocar a Leiria a 16 de Julho, ou a Ílhavo, dia 22. Se acaso não for além das previstas 12 exibições nacionais, é uma pena, até porque não me parece uma produção logisticamente complexa... Abram-se, por isso, as salas de espectáculo desse país e deixem entrar... a saia curta...

2 comentários:

ja tenho saudades de uns caracolinhos com uma imperial disse...

Este teu cantinho é uma seca!
Post's com um mês(!?), qualquer tipo com boa vontade, perde o interesse com um blog que é actualizado a esta velocidade vertiginosa!!

Kalil disse...

Oi, oh tu dos caracolinhos!
Também eu passei aqui quase por acaso, porque tenho os coments a descarregar no mail... pois a vidinha malandra não tem dado tréguas... e como o patrão paga ao mês e não à peça, olha, só publico quando ganho tino e vontade. Sugiro que te ponhas como seguidor, talvez evites "deslocações" desnecessárias...lol... mas ele há sempre tanto para fazer por estas bandas... nem só de posts vive um blogue... abraços saudosistas! ;)