21 janeiro 2006

Penso, logo... blogo! (E já lá vai um ano)

Imagem: "I have a dream", CILER
E porque está na moda celebrar tudo o que é efeméride, e também o que não é, passando, assim, a ser, eis-me perante esta um tanto embaraçosa situação de comemorar um ano de blogger ou bloguista ou lá-o-quê.
Com efeito, este meu blog fez anteontem, precisamente, um ano e, por lapso meu, só hoje venho assinalar a data! Bem, do mal, o menos; azar viria se fora antes…
Como nas habituais cerimónias desta estirpe, e como manda a praxe, faço aqui um breve balanço desta curta experiência neste fascinante espaço de partilha, com o mundo (pelo menos em termos virtuais), das minhas cismas, em relação a sentimentos, vivências, consternações, acontecimentos ou a nada em especial; às vezes, cismar só por cismar, do género, “penso, logo… blogo!” (permitam-me, os puristas, o neologismo).
Se, acaso, nalgum post mais feliz publiquei algo que pudesse ter despertado o interesse aos que, a partir de então, eventualmente passaram a seguir-me, é pura casualidade; nunca houve a intenção de fascinar fosse quem fosse. Não tenho um blog temático, ainda que, por vezes, o possa parecer, isto porque, adaptando a célebre frase de Forest Gump, «não sei muito sobre coisa alguma», ou seja, genericamente falando, sou uma pessoa de formação e vivência genéricas, ainda que, eventualmente, com alguns interesses específicos (mal de mim!...). Traduzindo, o meu blog é, não raras vezes, preenchido pela designada palha, ainda que, aqui e acolá, possa aflorar aspectos mais pertinentes e, porque não, contundentes...
Todavia, e é bom que isto fique claro, seria cinismo dizer que não procuro um público, quando as probabilidades de não ser “capturado” nalgum motor-de-busca, são cada vez mais ínfimas! Sim, busco uma plateia digital, sim gosto de publicar as minhas mais ou menos profundas conjecturas ou meras balelas. Sim, escrevo para alguém. Mais ou menos próximo, mais ou menos distante. Mas, escrevendo em português, o meu público-alvo fica, naturalmente, reduzido aos PALOP (ou países de língua oficial portuguesa). Como li, algures na Net, a língua de Camões é a 7ª língua mais falada do mundo, por mais de 200 milhões de pessoas; é, também, a terceira língua da Europa mais falada no globo e é a 8ª língua de comunicação na Internet. Daí que, pronto, valerá a pena continuar a blogar em português; digo eu, não sei…
Resta-me fazer mea culpa por qualquer gralha ou publicação mais infeliz ou menos interessante; do mesmo modo, não foi intencional. No que toca às críticas, quando as faço, nunca ou raramente as personalizo, ou seja, não exponho pessoas, a não ser, claro, a título excepcional (do mesmo modo, preso muito as minhas “auto-reservas”), daí que, assim, me salvaguarde um pouco.
Prometo, de futuro, esforçar-me para tentar diversificar os assuntos, informar-me e ficar atento para não desiludir quem me cusca de vez em quando... ah, e tentar ser mais assíduo (estou com uma média de 1,3 postagens por mês).
Antes de fechar este post ou postagem, à brasileira (não sei se com acordo ou não), resta-me agradecer à infindável lista de colaboradores (à força) que gentilmente me cederam a maior parte das tão dignificantes imagens que acompanham este blog (não me habituei ainda a usar o blogue dos brasileiros), e que tão bem reforçam as cismas publicadas.
E não, não vem aí remodelação; desenganem-se os mais apressados; digamos que é um assunto que ando também a estudar…
E, por favor, comentem, critiquem, contra-argumentem, mandem postas de pescada, mas mostrem que estão vivos, que estão “desse lado”; apapariquem-me um pouco ou, antes, enxovalhem-me de alto a baixo, mas deixem algo no meu blog! Não me obriguem a usar a palavra “sexo” recorrentemente, só para aumentar a probabilidade de ser visitado, de ser comentado, de captar ciber-voyeurs em massa, nalgum motor-de-pesquisa… seria deveras humilhante!!! Prefiro a força, ao número! Basta aparecerem, sem compromisso nem dia marcado; o compromisso é meu de não desaparecer! Felicidade suprema!
Obs: O “counter” não é para ser levado em linha de conta; adicionei-o há pouco tempo, além de que é coisa facilmente viciável, se é que me estão a entender…

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi, acho que o blog está cada vez melhor. Adorei as imagens que escolheste... e escreves muitissimo bem sobre blogs! lol

Para quando textos musicáveis em português?

Poesia e quem sabe até banda sonora?

Kalil disse...

Agradeço o coment e achei pertinentes as sugestões, embora entenda que devam implementar-se no timming certo, com excepção das poesias, que é quando me der na gana! Quanto ao resto, não é para já, mas para breve... "num blog perto de si..."
Bjs e, mais uma vez, obg! Aguardo mais coments e sugestões!!!! :)