15 setembro 2005

A bola de sabão que é a vida…

Imagem: "Bolha de sabão", Darlan Raymundo
Por vezes caminha-
mos sem avançar. Como se estivés-
semos no interior de uma bola de sabão. Aligeiramos o passo, mas nunca saímos do ponto de arranque; esbracejamos, mas nunca conseguimos tocar além das paredes a que estamos confinados; falamos, mas ninguém, das outras bolas, nos ouve; gritamos, mas o nosso grito não ecoa. É como se de um sonho se tratasse. Antes, um incontornável pesadelo. E para piorar, sabemos, à partida, que nenhuma destas acções terá repercussão. Limitamo-nos a este caminhar maquinal, cada qual na sua intocável e deambulante bola. De dentro, translúcida, ensurdecedora; de fora, espelhada, opaca e à prova de som…
Mas temos, contudo, a vantagem de ninguém correr atrás de nós, nem à nossa frente, nem nós atrás ou à frente de ninguém. Temos a possibilidade de construir sonhos, reinos de fantasia onde somos rei e súbditos, ao mesmo tempo…
Temos, neste caminhar-no-mesmo-sítio, a falsa noção do mundo a girar em torno de nós. Julgamo-nos todo-poderosos e não queremos, nunca, que esta caminhada termine. Porque temos “acesso” a tudo, mesmo sem ter nada, de facto. E porque tememos o abismo da realidade…
Se o dia vier em que a bola de sabão rebente, que caiamos directos no recipiente de água fria, ensaboada; a mesma que nos libertou, que nos deu as asas que só ela saberá cortar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mto bom! Como tudo o q escreves. Continua.....Mas lembra-te q é possível rebentar essa bola de sabão e continuar a caminhar, fazeres-te ouvir. Por incrível q te pareça há sempre alguém disposto a tentar compreender, alguém atento, às vezes onde menos esperamos. Meu amigo, por mais difícil que seja, não percas a garra de lutar/colocar em prática os teus projectos. Não deixes apagar a chama dos sonhos/objectivos, sem a qual isto não piada alguma. "Make it come true!" Não pares de tentar, o gozo é mesmo o caminho q temos q percorrer até lá......de alguém k te ama exactamente pelo que és