22 julho 2006

Baú de pequenas coisas - II

Parece que foi ontem, chavão fácil para início de mais um momento saudosista. Não, parece que nunca foi ou parece até que sempre foi. Melhor: parece que foi sem tempo. Intemporal. Um temporal que passou pela minha vida. Vendaval de emoções. Tempestade de criação. Uma vontade de mudar o mundo. Melhor, salvá-lo sei-lá-do-quê, enfim, de tudo de que carece ser salvo. Ou salvar-me a mim próprio?
Magia, agonia, insatisfação, altruísmo, egocentrismo, revolta e «passadas desritmadas, com pressa de chegar».
Mudam os tempos, mudam as vontades, mudamos nós, mas os sonhos, esses, tendem a perdurar. Por muito que mudemos de casa, de vida, de emprego ou até de rosto; de maneira de estar. Porque a de ser não se muda. Ou se é ou não se é; não se é assim ou assado, melhor ou pior. É-se e pronto. Ponto.
Na vida mudamos de estado. Deixamos de estar aqui ou ali, deixamos de estar assim ou assado. Com este ou aquele. Com esta ou aquela. Mas continuamos a ser… nós… sonhadores… e o sonho muda de face, mas não muda, de facto. Permanece o mesmo, iludido e desvanecido pelo tempo.
Há cerca de 13 anos estreava a minha primeira banda e estreava eu, como cantor, nesse exacto bar (esse que agora vê vedada a possibilidade de nos dar música ao vivo), de uma forma um tanto atabalhoada, mas deveras marcante, pelo frenesim, pelo calor humano, pela partilha, pela dádiva, pelo ímpeto de vencer, pelo medo de começar e o desespero de falhar.
Enfim, vinha dos meus 18 anos. Anos de ouro. De descobrir e de encobrir. De encontrar e voltar a esconder, de avanços audazes e de recuos intempestivos.
Parece que foi ontem… chavão fácil para encerrar mais um momento saudosista. Não, parece que nunca foi…

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que estive lá... parece que foi há milhões de anos atrás...

[AVENA]

Kalil disse...

"Alguém" ter-se lembrado do projecto já foi bom, alguém que tenha estado na estreia, ainda melhor, ter sido alguém "ligado" à banda, foi dose! "Alguém" ter comentado neste blogue foi, no mínimo, inédito! 1000 obgs, bjs, e... vemo-nos (de certeza) por aí...;)

Anónimo disse...

lol... afinal casei-me com um elemento fundador, não foi? Pelo menos é o que consta... lol!
Claro que me lembro, eu não faltava a uma noite de música ao vivo... bons tempos...

Anónimo disse...

De facto, os tempos mudam, mas as recordações ficam...
E uma das boas recordações que tenho na minha vida é a de ter acompanhado, numa determinada fase, mais ou menos de perto, os "Quimera"!
Ainda hoje sou fã incondicional dos Quimera: as letras eram brutalmente profundas e cheias de significado; as músicas lindíssimas, dignas de qualquer banda internacionalmente conhecida - sinceramente!
Aliás, os Quimera tinham uma música que eu adorava particularmente, a qual me vem sempre à memória de cada vez que oiço uma música dos Toranja.
Não me lembro como se chama mas a letra da música dos Toranja é muito parecida com a vossa música.
O Bruno era um vocalista por excelência e um autor de letras brilhante!
Confesso que quando fizeram a transição dos Quimera para os ...(não me lembro do nome seguinte)não gostei muito do novo estilo, mas, enfim, são gostos pessoais.
Acho que se se tivessem mantido no estilo dos Quimera, sem prejuízo da saída de alguns elementos, hoje poderiam ter uma notoriedade bem diferente à escala nacional...
A vida dá muitas voltas, bem sei!
Vê lá: naquela altura eras um moço livre de compromissos e hoje és um homem com tantas responsabilidades; um pai dedicado e carinhoso (ainda que à custa de muita paciência...LOL)...
Sei que será infantil e inútil, mas permite-me: Quero os Quimera!!!!
Beijinhos
Parabéns pelo blog!!

Anónimo disse...

Sou uma miúda muito romântica, sempre gostei dos quimera e dos caracóis do vocalista...

voltarei um dia com mais calma para falar sobre bandas e blogs, até lá um abraço, e continua...

bjs...

Kalil disse...

Se fosses romântica, jamais gostarias dos caracóis do vocalista; se fosses miúda, não fazias a barba todos os dias, nem tinhas a voz tão grossa; se agora és loira, só se for oxigenada; ou muito me engano ou és...traveca!
Abraço, e sê bem-(re)vindo a esta casa!